Você sabia que a criatividade possui características? Conheça algumas

August 17, 2017

 

"No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade". O que você acha dessa frase? E se nós disséssemos que o autor dela foi avaliado por seus professores como “mentalmente lento, não sociável e sempre perdido em seus sonhos”. Alguns deles chegaram a dizer que seria “um caso perdido”. Se você gostou da frase, pode ser que, depois dessas informações, esteja repensando sua posição sobre ela.

 

Mas calma, agora vamos revelar quem foi o inventor da famosa sentença: (ninguém mais, ninguém menos que) Albert Einstein. É isso aí! O mesmo cara que recebeu o Prêmio Nobel de Física, chegou a ser totalmente desacreditado por seus mestres.

 

Isso mostra que, se até mesmo o autor da Teoria da Relatividade enfrentou desafios e dificuldades para provar suas ideias e ganhar credibilidade, todos nós estamos sujeitos a esses julgamentos. Veja bem, o que Einstein apresentou ao mundo em 1905, transformou o modo como as pessoas percebiam a realidade e o universo. Mas você não precisa estar prestes a descobrir um dos pilares da física moderna para enfrentar os mesmos desafios que o genial físico alemão.

 

A frase do início do texto, deriva da seguinte afirmação de Einstein: “Eu acredito na intuição e na inspiração. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando à luz à evolução. Ela é, rigorosamente falando, um fator real na pesquisa científica”. Einstein queria compartilhar as maravilhas do conhecimento, mas sempre contando com a beleza do universo amplo, subjetivo e criativo.

 

 

Como ser um Einstein?

 

Ou seja, a paixão é imprescindível para a inovação.

 

A importância da confiança criativa

 

Muitas pessoas se julgam incapazes de criar algo criativo por acreditarem que o inovador é aquela pessoa fora do comum — tal como Einstein. Mas acontece que o próprio físico alemão já sabia que todas as pessoas têm capacidade criativa. Ele disse: “Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a sua vida acreditando que é estúpido”. Ele afirmava que não tinha nenhum talento especial, mas que era apaixonadamente curioso.

 

 

Quando falamos em empreendedorismo, para alcançar a inovação, é essencial que você não menospreze suas competências e sua intuição. A criatividade não é um dom dado apenas a alguns seres superiores. Ela é uma capacidade que precisa ser trabalhada diariamente. Os primeiros passos são: abrir a mente para o novo, não bloquear as ideias, tentar enxergar as mesmas coisas de maneiras diferentes e, principalmente, não ter medo de errar, entendendo que erros são parte do processo. “Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção”. Essa frase não foi Einstein quem disse, mas foi outro inovador famoso — um tal de Steve Jobs.

 

 

Sobre como construir a confiança criativa, indicamos que assista à palestra de David Keller, fundador da IDEO, uma das mais inovadoras empresas de design do mundo (e criadora do primeiro mouse). Contando histórias de sua lendária carreira como designer e sobre sua própria vida, Keller oferece maneiras de construir a confiança para exercer a criatividade.

 

 

Reprodução do site Conta Azul da matéria "Características que você precisa saber sobre a criatividade" 

Link: http://bit.ly/2w9Z985

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Marketing digital: quem não publica não é lembrado

May 3, 2018

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo