Como criar uma persona para a sua empresa?

Persona é a representação fictícia do cliente ideal. Essa representação é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de marketing digital.

Cumprir esse desafio de criar e montar uma persona, ou várias personas, pode ser mais fácil quando você consegue fazer as perguntas certas. Depois, basta utilizar essas informações de forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.

  • Diferença entre persona e público-alvo

É comum que haja alguma confusão nos conceitos, porém persona e público-alvo não são sinônimos. De maneira geral, público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada. Em um primeiro momento pode até soar muito parecido, porém, faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada a um cliente em específico e não a um extenso público-alvo. Além do mais, não é preciso limitar-se a uma única persona, caso você ache que tenha segmentado muito a fundo. É comum que existam mais do que uma persona definida, só que é melhor não exagerar.


Se uma persona pode limitar muito seu público, muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco.


  • Por que criar uma persona?


Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso. Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe falando português para quem só entende alemão, ou promovendo frigoríficos para quem é vegetariano. Também pode oferecer um produto destinado à classe A para a classe C, erroneamente. Enumeramos alguns motivos que provam a importância da criação de personas:

  1. Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;

  2. Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;

  3. Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;

  4. Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;

  5. Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

  • Como criar uma persona

O próximo passo é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. Com isso, você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado. Algumas características que ajudam a definir a persona são: Idade; Cargo; Hábitos; Frustrações; Desafios; Crenças; Hobbies; Estilo de vida; Hábitos de compras; Quais mídias preferem; Quem os influencia; Quais tecnologias utilizam; Onde buscam informações; Critérios de decisão na hora da compra; Momento da jornada de compra em que se encontra.

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