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Automação de marketing: o que é e como utilizar

Automação de Marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem nos diferentes canais online. É entender exatamente o interesse do Lead e seu estágio de compra, dando a ele todas as informações que precisa em determinado momento, de maneira automatizada.

Essa ferramenta trata do uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. Podemos considerá-la a principal ferramenta para nutrir e avançar os leads até o momento da compra.

Descubra a seguir quais são os 9 benefícios em utilizar a Automação de marketing como sua estratégia:

1. Nutrição de Leads que não estão prontos

Quando há Leads que não estão prontos e que não irão comprar agora, mas podem vir a comprar em breve, o relacionamento ainda é valioso nessa situação, já que muitas vezes o que falta é educá-los e fornecer mais informações para gerar demanda. A automação permite fazer esse relacionamento de forma eficiente e com menos esforços.

2. Mais eficiência no funil

Por meio do comportamento do usuário a Automação de Marketing permite identificar o estágio de compra e os interesses de cada potencial cliente, enviando o conteúdo adequado para levá-lo ao próximo estágio. O que vemos como resultado é um funil que se movimenta, ou seja, dentre as pessoas que entram na sua mira, um número menor se move para as etapas finais e de fato se torna cliente.

3. Leads mais preparados fazem maiores investimentos

Quanto mais o Lead sabe sobre o tema, maior sua tendência de reconhecer o problema e se sentir disposto a investir mais em soluções. Leads mais maduros investem mais e a Automação de Marketing garante esse papel de fornecer o conteúdo adequado e preparar a venda.

4. Comunicação personalizada para cada persona

Com as campanhas de automação, é possível segmentar os Leads por muitos critérios como cargo, empresa, segmento, momento de compra etc. A partir dessas possibilidades de segmentação, você pode personalizar muito melhor a comunicação. O resultado, na prática, é uma eficiência extremamente alta no relacionamento, agregando valor à cada etapa e mantendo os Leads ansiosos pelos próximos e-mails.

5. Menos trabalho recorrente para o marketing

Com a automação, uma parte grande da preparação do Lead que o marketing deveria fazer para vendas, é automatizada. Isso diminui a necessidade de uma equipe de marketing focada em fazer de forma manual esse relacionamento.

6. Vendedores recebem Leads mais preparados

As conversas com o vendedor são muito diferentes quando o Lead está começando a descobrir o tema e quando ele já pesquisou, entende bem o assunto, suas necessidades e quer apenas um apoio para tomar a decisão final. Se os Leads estão mais bem preparados, os vendedores precisam investir menos horas fazendo contato para conseguirem realizar a venda.

7. Ciclo de vendas menor

Como todo trabalho de preparação é feito pelo sistema, os vendedores podem receber Leads já nas últimas etapas do processo de compra. Isso faz com que o cliente potencial passe muito menos tempo argumentando com o vendedor. Assim, o tempo do profissional de vendas fica mais destinado a ajudar o Lead a escolher a melhor solução.

8. Mais produtividade para os vendedores

Com todas as etapas iniciais do processo de venda conduzidas pela ferramenta de automação e conteúdos criados previamente, os vendedores conseguem ser muito mais produtivos. Eles se sentem mais à vontade para focar naqueles Leads que estão prontos e confiam que os Leads que ainda não estão no momento adequado, voltarão a ele após algum tempo.

9. Leads mais preparados têm mais sucesso com o produto

Da mesma forma como falamos que as pessoas com maior conhecimento costumam ter tickets mais altos, elas também já sabem bem o que esperar e como implementar o seu produto ou serviço. Isso faz com que tenham mais sucesso, fiquem por mais tempo e gerem mais recomendações. Os benefícios, quando somados, geram um resultado ainda melhor!

A Automação de Marketing é uma poderosa ferramenta, responsável por manter relacionamentos personalizados de forma inteligente e escalável. Esse recurso traz inúmeras possibilidades, portanto cabe aos gestores estudarem as inovações trazidas com a automação e descobrir qual seria a melhor forma de colocar em prática essas estratégias para beneficiar-se em seu mercado.

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