top of page

A importância do Storytelling


A arte de contar histórias, já nos é algo bem familiar, mas que a cada dia ganha mais recursos e maneiras diferentes de prender o leitor. Em um mundo em que conteúdos nos são oferecidos 24hs por dia, é preciso se reinventar e permanecer em um lugar acima dos demais escritores, ganhando a confiança e apreço de quem pretende atingir.

Mas afinal, o que é o storytelling? Nada mais é do que uma maneira de encantar os leitores, adaptar histórias aplicando elementos específicos como um conflito, personagens, ambientes e uma mensagem cativante, que aguce o lado emocional de quem está do outro lado.

A importância do Storyteling bem construído é vasta, pois você garante um material personalizado, singular, além de constituir uma identificação, despertar emoções e fidelizar o seu leitor. Fazer com que ele siga até o fim da história e esteja sempre em busca dos seus materiais.

E como produzir uma boa história? Os principais elementos do storytelling são:

  • Mensagem: O Storytelling é dividido em:

story: a história e a mensagem a serem transmitidas;

telling: a forma como essa mensagem é apresentada.

Dificilmente você conseguirá prender a atenção do leitor sem ter uma boa apresentação da sua mensagem. Você precisa envolver o leitor para que a história seja lembrada por muito tempo;

  • Personagem: É quem será o foco de toda a trajetória, mas o mesmo precisa superar um outro ponto necessário, o conflito;

  • Conflito: Este precisa ser algo surpreendente e desafiador. É o ponto mais importante para conseguir prender a atenção do leitor. Um problema que seja de fácil resolução, fará logo com que o seu público seja desmotivado e não tenha mais interesse no fim da história. Conte algo novo, que instigue a curiosidade à conclusão da sua história.

  • [endif]Ambiente: um lugar bem descrito facilita o ingresso do público na narrativa.

Se reinvente, conte uma boa história, surpreenda e fidelize seu público!

“Histórias lidas no momento certo jamais te abandonam. Você pode esquecer o autor ou o título. Pode até não lembrar precisamente o que aconteceu. Mas se você se identifica com uma história, ela continua com você para sempre. (Neil Gaiman)”

Quer contar boas histórias aos seus clientes? A Goby te auxilia nessa jornada.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page