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O que o Marketing Digital pode aprender com o Kpop?


Você provavelmente já ouviu falar sobre Kpop pelo menos uma vez na vida. Seja quando a música do PSY “Gangnam Style” explodiu em 2012, ou quando o grupo BTS ganhou pela primeira vez o prêmio Top Social Artist no Billboard Music Awards, desbancando artistas reconhecidos como Justin Bieber (que até então era o vencedor invicto da categoria).


Para os não fãs do gênero, os números arrematados por diversos artistas sul-coreanos impressionam. Só na lista dos 20 vídeos no YouTube com mais visualizações em 24h, os MVs (Music Videos) de Kpop ocupam 8 posições. De acordo com a BBC, a “onda coreana” contribuiu com cerca de US$ 18 bilhões na economia do país, colocando a Coreia do Sul em evidência.


Mas qual será o segredo para tamanho sucesso? Bom, a história da ascensão sul-coreana é longa, mas uma das principais estratégias que tornaram o Kpop reconhecido foi, e é, a Internet. Em um mundo cada vez mais conectado, as empresas de entretenimento sul-coreanas perceberam rápido que o segredo é oferecer conteúdo e permanecer conectado. Partindo da premissa de que o Marketing Digital é justamente o conjunto de ações online que visam encantar o público, atrair negócios e fortalecer a marca no mercado, o gênero Kpop é um case de sucesso. Confira agora algumas aplicações práticas de como essa “simples” ideia transformou a indústria coreana no que é hoje.


1) STORYTELLING QUE ENCANTA:


Praticamente todos os clipes e álbuns de kpop possuem uma história, um conceito, uma estética ou até um segredo que envolve os fãs de tal forma, que muitos adquirem várias unidades do mesmo produto porque possuam capas ou fotos diferentes. Por exemplo: Durante o comeback (quando um grupo volta com uma nova música), de EXODUS do grupo EXO, a empresa produziu 2 volumes de álbuns com capas e fotos diferentes para cada membro. Detalhe, atualmente o grupo possui 8 membros.

EXO

2) SEM MEDO DE INOVAR:


Antes de surgir um novo grupo, a empresa estabelece um conceito, que varia entre fofo, sexy, girl/boy crush, dark e etc... As músicas, roupas e até o jeito dos integrantes se portarem serão definidos por esse conceito. Porém, com o passar dos anos, é normal que os grupos queiram se renovar e arrisquem com um conceito totalmente diferente do original. Essa inovação mostra um amadurecimento do grupo e o coloca pronto para novos desafios. Um exemplo interessante é o grupo Super Junior, que debutou em 2005 com a música Twins (Knock Out), que possui uma pegada de rock. Nos últimos 15 anos, o grupo já experimentou diferentes ritmos como eletronic, reggaeton e r&b. Seu mais recente trabalho 2YA2YAO possui uma pegada de hip-hop, nunca antes trabalhado pelo mesmo. Atualmente, o MV no YouTube 6 milhões de visualizações.


SUPER JUNIOR 슈퍼주니어 'Twins (Knock Out)' MV (2005)

SUPER JUNIOR 슈퍼주니어 '2YA2YAO!' MV (2020)



3) FORTE PRESENÇA EM TODAS AS PLATAFORMAS:


Se tem uma coisa que fã adora é se sentir próximo ao ídolo. Pensando nisso, as empresas incentivam os membros a participarem de quantas redes sociais quiserem para interagirem ainda mais com os fãs. Desde as mais comuns como Facebook, Instagram e Twitter, até àquelas mais conhecidas pelo público Kpop como VLive e Line. Alguns membros possuem canal no YouTube e compartilham dicas, backstage e o dia a dia. Esse “compartilhamento do dia a dia” é uma das razões que muitas pessoas se apaixonam pelo Kpop. Compartilhar o dia a dia com situações cotidianas cria um laço de igualdade com o fã, porque naquele momento, é possível ver não o ídolo, mas sim uma pessoa normal passando por situações normais. Por isso, o engajamento constante com o fã gera proximidade, empatia e interesse.


[BTS] Eat Jin + chimchim😂 + kook: highlight

Twice

A junção dos 3 pontos citados na estratégia de marketing digital do Kpop possibilitou que o gênero construísse uma presença digital forte nas mídias sociais, que ultrapassou a barreia local e hoje é conhecido em diversos países do mundo.

Fonte:

https://larumymizuno.com.br/

https://www.instagram.com/p/B4pVTbMJdIt/

https://www.bbc.com/portuguese/geral-45177274

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_v%C3%ADdeos_online_mais_vistos_nas_primeiras_24_horas

https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2019/04/10/k-pop-cria-fortuna-de-us-770-mi-para-produtor-da-banda-bts.htm

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