CUIDADO! Os programas que você usa estão sabotando seu engajamento no Instagram

April 28, 2020

 Assim como a maioria da tecnologia, a automação digital chegou para otimizar o trabalho de quem precisa se conectar com pessoas. Isso porque estamos em uma época em que o mais importante é produzir conteúdo, MUITO conteúdo. Entretanto, a guerra pela atenção do usuário muitas vezes leva algumas marcas a optarem por programas de automação para interagir com os seguidores com comentários e curtidas, ou até mesmo seguindo novos perfis.

 

Essa estratégia funcionou durante um bom tempo, porém, o Instagram alterou diversas informações em seu algoritmo, limitando a ação de perfis que utilizassem de qualquer tipo de automação, seja nas interações com usuários ou mesmo no agendamento de postagens. É isso mesmo! Diversos perfis que utilizavam programas de agendamento de postagens tiveram o seu engajamento reduzido dentro da plataforma.

 

Uma das justificativas do Instagram é que a rede social foi desenvolvida para que ocorra experiência entre pessoas reais. Enquanto a notícia é ótima para usuários da plataforma, diversas marcas tiveram que reajustar toda a estratégia de crescimento e engajamento da empresa. Muitos voltaram a realizar todo o trabalho manualmente, e, por incrível que pareça, os resultados melhoraram.

 

Apesar da melhora recentemente, é possível notar um novo tipo de automação dentro do Instagram especificamente nos stories com a parte de enquetes e perguntas. Esse robô responde a aba de perguntas geralmente com mensagens automáticas sem ligação nenhuma com a pergunta do stories.

Confira um exemplo abaixo:

 

 

Agora, se você percebeu que o número de seguidores e engajamento diminuiu drasticamente, pode ser que você tenha sido vítima do Shadowban do Instagram.

 

Mas o que é isso?

Em uma tradução literal, Shadowban significa “banir à sombra”, e é uma estratégia utilizada pelo algoritmo do Instagram para expulsar bots e trolls de suas redes. Portanto, é o ato de bloquear o usuário suspeito da rede social de forma que ele não perceba que foi banido.

 

Esses bots são programas usados para conseguir aumentar seguidores, e por serem robôs acabam prejudicando a experiência dos usuários, que é a parte mais importante da rede social. Assim, o intuito do Instagram é afastar essas contas suspeitas e quem sofre o Shadowban acaba saindo, voluntariamente, da rede por falta de engajamento. 

 

COMO SABER SE RECEBI SHADOWBAN?

 

Existem algumas técnicas para descobrir se você foi atingido pelo Shadowban, então é melhor desconfiar e investigar, caso:

  1. Seu alcance tenha diminuído de forma brusca;

  2. Seu engajamento estiver menor (número de curtidas, comentários e compartilhamentos);

  3. Número de seguidores da sua conta não aumenta, mesmo publicando conteúdo relevante;

  4. Sua publicação não aparecer na pesquisa da hashtag que você colocou na legenda.

Além disso, existe um site que analisa suas últimas 10 publicações para tentar entender se tem algo que você esteja fazendo de errado. Caso algo esteja fora dos padrões do Instagram, o site te avisa. O triberr.

 

Por fim, é importante reforçar que o Instagram tem suas políticas como rede social e que nós, usuários e marcas, precisamos segui-las para que não tenhamos problema e possamos aproveitar nossa experiência de forma saudável e orgânica. 

 

Deseja crescer com mais engajamento e de forma orgânica nessa pós-quarentena?

 

Conte conosco. Entre em contato e vamos crescer juntos.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Marketing digital: quem não publica não é lembrado

May 3, 2018

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo