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Glossário de Marketing: Tráfego Pago, o que é e quais as ferramentas?

O que é tráfego pago?


Antes de te explicar o que é tráfego pago, vamos deixar claro o conceito de tráfego no marketing digital. Tráfego é o fluxo de acesso de usuários em seus canais de comunicação.

Por exemplo, vamos supor que uma média de 500 pessoas acessam seu site diariamente. Esse é o tráfego diário atual do seu site!


Mas como o objetivo de todo negócio digital é atrair mais visibilidade online, você provavelmente vai ter que colocar em ação estratégias que te ajudem a aumentar esse tráfego.




O mesmo acontece com outros canais, como redes sociais e landing pages, por exemplo. Então, quando falamos de tráfego pago ou compra de tráfego, significa que é uma estratégia que envolve investir dinheiro para aumentar o tráfego. Portanto, é uma opção mais rápida de crescer na internet.


Mas é importante lembrar que somente pagar por links patrocinados não é uma resolução mágica, os usuários querem encontrar na sua página soluções para as principais dúvidas deles.




Só assim eles ficarão ali por tempo suficiente, que é o necessário para que os algoritmos percebam a relevância daquele conteúdo e exibam seus anúncios pagos. Portanto, resumindo, tráfego pago significa investir dinheiro em plataformas e spots de anúncios pagos no intuito de atrair usuários para uma determinada página, perfil ou oferta.

Com isso, é possível divulgar seu negócio em diversos locais e, assim, atingir públicos diferentes.


Quais as vantagens de fazer tráfego pago?


Muitas pessoas acreditam que não é preciso investir em tráfego pago, pois o orgânico já é suficiente.

Esse tipo de pensamento pode ser considerado errôneo, pois uma das premissas do marketing digital é o desenvolvimento de ações integradas que, quando são colocadas em prática em conjunto, ampliam o resultado final desejado.





É claro que você pode ter apenas estratégias orgânicas para divulgar seu negócio. Porém, investir em apenas uma área pode significar comprometer o sucesso da ação, além de ser uma forma de não explorar outras alternativas.

Veja, a seguir, algumas dicas de quando você pode utilizar o tráfego pago:


1. Divulgar ações específicas


Muitos empreendedores se queixam que não é viável manter uma verba exclusiva para o tráfego pago. Caso não seja possível utilizar uma verba fixa, essa modalidade pode ser utilizada para ações específicas.

Por exemplo: Quando houver o lançamento de um novo produto, um material exclusivo que acabou de chegar no site, uma promoção ou algo esporádico que terá tempo certo para começar e acabar, você pode usar a estratégia de compra de tráfego.

2. Conseguir visibilidade mais rápido


O tráfego orgânico funciona e ajuda a manter o nome da marca nos topos da busca, mas o grande problema é que isso pode demorar meses para acontecer.

Dessa forma, ao investir em anúncios pagos, você estará aumentando a visibilidade do seu negócio e melhorando o reconhecimento de marca de maneira mais rápida.

Assim, depois dessas ações, é possível trabalhar o público que já foi impactado inicialmente com essas campanhas e transformá-los em compradores.


3. Ampliar a taxa de conversão


Utilizar links pagos pode ser eficiente para impactar leads que estejam na última fase do funil de vendas. Quando um usuário realiza uma pesquisa específica na internet, isso significa que ele já sabe qual é o seu problema, já considerou alternativas e está em busca de uma solução.


Escolhendo termos e palavras- chave certos é possível ampliar as conversões, entregando conteúdo e solução para o usuário no momento da busca.

4. Melhorar a reputação perante o Google


Como explicamos brevemente, o Google utiliza um algoritmo que ranqueia as melhores páginas da web segundo termos específicos.

Um dos fatores que é levado em conta nesse ranqueamento é o tempo que o usuário passa dentro do site depois de realizar uma busca. Esse tempo comprova à plataforma que aquela busca foi útil ou não e, caso tenha sido eficiente, o Google entende que aquela página é confiável e melhora a reputação do site perante os demais.


Separamos, aqui, as 6 fontes principais

1. Google Ads

O Google Ads é uma das plataformas mais utilizadas para gerar tráfego, pois alguns anúncios aparecem no topo ou na aba do lado do buscador Google ou sites parceiros. Uma das vantagens dessa opção é que você pode optar em pagar apenas quando o usuário clicar no seu anúncio.



Além disso, a plataforma permite que sejam feitos testes A/ B com variações de chamadas, palavras- chave, textos e call to action. Dessa forma, fica mais fácil e claro identificar o que funciona ou não. Os anúncios entram em competição para aparecer no topo da busca e o escolhido é dado pelo valor do lance e pela relevância do site.

A plataforma também oferece um display com as principais métricas necessárias para avaliações e os anúncios podem ser segmentados por gênero, dispositivo de acesso, original, entre outras opções.


2. Facebook Ads




O Facebook Ads permite que você crie anúncios com fotos, textos e vídeos que serão exibidos dentro do Facebook e que levarão o usuário a visitar o site do seu negócio. Essa plataforma pode ser utilizada em conjunto com o Google Ads, já que acaba captando um público diferente.

Ela permite, ainda, uma alta segmentação em que é possível definir a exibição dos anúncios baseados em interesses, gênero, idade, status de relacionamento e profissão.


3. Instagram Advertisements

Com o Instagram Ads, você pode exibir anúncios em vídeo, foto única ou carrossel de fotos, incluindo texto. Mas também pode anunciar nos Stories e no Instagram Shopping. A ferramenta é conectada com o Facebook, já que eles são do mesmo grupo. Isso é ótimo porque você pode criar estratégias conjuntas para os dois canais.


Por ser uma das redes sociais mais usadas no Brasil, anunciar no Instagram é uma vantagem e tanto para muitos empreendedores. Você vai contar com ferramentas incríveis de segmentação e análise, além de recursos e formatos diversos para atrair sua audiência!


4. YouTube Advertisements

Se o seu negócio também produz conteúdo em vídeos, o YouTube Ads pode ser uma excelente ferramenta de anúncios. Atualmente, os usuários estão mudando o hábito de consumo de dados e grande parte dos acessos online vem de vídeos.

Além disso, produzir conteúdo em vídeo é uma isca para atrair usuários até o site para então vender conteúdos e cursos online, por exemplo.


5. LinkedIn Ads

O LinkedIn é uma plataforma utilizada para conexões profissionais e geração de contatos entre empresas B2B. Contudo, se o seu público estiver no LinkedIn, nada impede que você faça anúncios por lá.




É importante ressaltar que os preços de cliques nessa plataforma costumam ser bem mais caros do que outras opções. Mamas, se o seu público for altamente segmentado e motor com essa ação, não há problema nenhum em investir nela.


6. Taboola

Outra opção é o Taboola, que traz tráfego de usuários dos principais portais de notícias do Brasil, que podem chegar a 6 milhões de visualizações de páginas por dia.

A plataforma permite que você crie campanhas que serão exibidas em grandes portais da internet, como sugestões de conteúdos.




Se o usuário acessa o site do Estadão, por exemplo, para ler uma notícia sobre as mudanças da previdência e você é um advogado trabalhista, é possível sugerir um conteúdo relativo totem após a notícia para que o usuário seja levado até a sua página.












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