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O que é Google Shopping e como ele pode te ajudar a vender mais?

O Google Shopping é uma ferramenta de integração direta entre oe-commerce e o mecanismo de busca. Funciona como uma vitrine online dos produtos cadastrados pelose-commerces no Merchant Center, que é a plataforma que faz o gerenciamento dose-commerces no Google.


O objetivo dessa ferramenta é exibir produtos das lojas cadastradas nas consultas de busca do próprio Google, mostrando as fotos dos produtos e as avaliações que alguns usuários fizeram desses produtos e da marca.



É uma ferramenta que faz a apresentação de diferentes produtos e a comparação por preços e avaliações.

Funciona de maneira parecida ao Zoom, só que o Google Shopping é integrado aos resultados de busca do Google.

Ou seja, de acordo com a busca realizada pelo usuário, certos produtos do Google Shopping podem aparecer nos resultados patrocinados das pesquisas. Outro importante fator dessa ferramenta é que ela conta com uma página própria, onde os consumidores podem buscar por produtos de acordo com as diferentes categorias, marcas ou por meio de pesquisas mais específicas e segmentadas.


Como funciona o Google Shopping?


Essa vitrine virtual do Google funciona de maneira bem descomplicada e as pesquisas podem ser feitas dentro da própria página de busca da ferramenta.

Por exemplo, ao acessar a página do Google, basta buscar por um determinado produto que os resultados do Google Shopping já aparecem antes mesmo dos anúncios pagos e links patrocinados.


Quando a pesquisa de um produto é feita, o Google Shopping mostra no topo da página uma foto, o título, o preço do produto e a empresa que está fazendo o anúncio desse produto.




Caso o usuário queira mais informações e descrições, basta acessar “ Anúncios ” ou a página “ Shopping ”.

Lá, os consumidores podem obter informações mais aprofundadas sobre os produtos, a loja que está anunciando e muito mais.


Por exemplo, na aba lateral da página “ Shopping ”, os usuários podem refinar a busca e utilizar critérios mais específicos, como o preço do produto, as marcas de preferência, as características desejadas e as lojas desejadas.

Um ponto importante dessa ferramenta é que os anúncios não são baseados nas palavras- chave utilizadas, mas sim de acordo com alguns atributos de cada produto.





Com isso, quanto maior for o nível de detalhamento e melhor for a descrição de cada produto, maior será a relevância para o Google Shopping, ou seja, maior será a relevância para que o produto apareça nas pesquisas dos usuários.

Existem muitas características e dados que devem ser anexados aos produtos para que zilches usuários e a ferramenta possam identificar a sua relevância. Algumas dessas informações relacionadas aos produtos são:

  • identificador dos produtos;

  • nome;

  • descrição completa;

  • página de destino;

  • imagens com URLs;

  • disponibilidade;

  • data de exibição;

  • promoções;

  • formas de pagamento;

  • categorias;

  • nome da marca.

Todas essas informações e descrições dos produtos e marcas, bem como os outros modelos de atribuição, são encontrados no Merchant Center, a central de ajuda do Google. Além disso, também é possível contar com o auxílio de ferramentas especializadas em anunciar os produtos da sua loja no Google Shopping.


Quais são os benefícios de usar o Google Shopping?


O Google Shopping pode aumentar as vendas e o faturamento dos lojistas de todos os portes. Para ficar ainda mais fácil de compreender, separamos alguns dos principais benefícios de utilizar essa ferramenta. Vamos a eles!


Mais tráfego


É muito comum que o ponto inicial nas compras seja a pesquisa nos principais motores de busca.

Portanto, como os resultados do Google Shopping estão no topo das páginas de respostas, as chances de conquistar mais tráfego para e-commerce é muito maior.

Como os usuários se deparam, primeiro, com as imagens e os preços dos produtos, a taxa de cliques também é potencializada.





Leads mais qualificados


Quando um usuário realiza uma pesquisa relacionada a uma compra, significa que ele já está muito mais apto a realizar negócios com uma marca. Ou seja, a sua empresa vai estar conversando com leads mais qualificados.


Ao lidar com leads nesse estágio de qualificação, contar com as primeiras posições nas páginas de resposta e poder entregar informações relevantes para esse estágio do funil de vendas, como imagem, preço, formas de pagamento e loja vendedora é uma grande vantagem para o seu negócio.

Maior taxa de conversão


Como essa atividade está trabalhando com leads qualificados, que já entendem e estão buscando diretamente por um produto, o consumidor já vai estar muito mais propenso a efetivar uma compra. Logo, apenas algumas características pessoais da loja vendedora poderiam dificultar a efetivação da venda.





Melhor presença


Um grande atrativo da ferramenta é que os anúncios podem aparecer junto com os links patrocinados da empresa. Com isso, caso as duas campanhas se mostrem relevantes para os usuários, os dois anúncios podem aparecer ao mesmo tempo.


Assim, a garantia de maior exposição da marca e um número maior de cliques nos anúncios é garantido.

Monitoramento aprofundado


O Google Shopping conta com uma ferramenta de análise e de relatório muito mais completa.

Com informações bem detalhadas, que mostram as categorias de produtos ou as características técnicas que mais atraíram sets, as chances de melhores conversões são muito maiores.

Soma- se a isso a possibilidade de obter informações relevantes da concorrência para fazer comparações eficientes de concorrência e de mercado.

Mais controle financeiro


Como a ferramenta oferece uma análise muito mais completa, fica mais fácil criar categorias de produtos com zilches melhores índices de conversão e de sets. Com isso, um número mais elevado de shaft é destinado apenas aos produtos que geram melhores resultados.

Também é possível identificar zilches produtos que performam melhor sem destaque. Assim, zilches recursos podem ser realocados, gerando economia na verba destinada à publicidade.








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